A Importância do Lean na estratégia empresarial

O intuito deste artigo é apresentar uma reflexão sobre como a estratégia empresarial potencializa as mudanças para a implantação do Lean manufacturing e como isso pode ser vantajoso no contexto industrial atual.

André Duarte

8/28/20254 min read

A indústria brasileira fechou 2024 com um crescimento de 3,1%, o terceiro melhor desempenho dos últimos 15 anos, conforme os dados divulgados pelo IBGE. Em números recentes, tivemos um crescimento de 1,8% acumulado de janeiro a maio e há expectativa de aumento nos investimentos com diversos anúncios robustos já realizados na indústria nacional. Setores como veículos automotores, máquinas elétricas, celulose, energia e mineração planejam expandir sua infraestrutura e trazer modernidade para suas produções investindo em indústria 4.0, inteligência artificial e pesquisa e desenvolvimento.

Esse aquecimento recente do mercado somado a nova estrutura de impostos nacionais em curso se apresenta como uma oportunidade de alavancar os fornecedores nacionais com produtos mais robustos, aumento da capacidade operacional e preços competitivos. Para potencializar essas oportunidades do mercado, a maioria das empresas aderem às boas práticas, bastante conhecidas por reduzir desperdícios operacionais e aumentar a eficiência dos processos, o Lean Manufacturing.

Em 2023, 41% por cento das indústrias que fizeram parte de um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) fizeram uso de pelo menos 11 técnicas diferentes da metodologia Lean Manufacturing, e 86% das indústrias brasileiras utilizam pelo menos uma técnica. A aderência das empresas em implementar os métodos de redução de custos mostra o quanto o Lean Manufacturing ainda é visto como diferencial competitivo.

Estrutura do Lean Manufacturing

De forma bem simplificada, o Lean Manufacturing é uma foram de pensar focada em produzir mais valor com o mínimo de desperdício, entregando exatamente o que o cliente deseja alocando somente os recursos necessários para sua produção.

O Lean é estruturado em 3 pilares básicos:

Valor – focar no que o cliente realmente valoriza;

Eliminação de desperdícios – identifica e remove atividades que não agregam valor

Melhoria contínua – Todos são incentivados na busca e na resolução de problemas constantemente.

Nota: Esses pilares podem ser destrinchados em mais dependendo da literatura.

Apesar da premissa simples, ela se ramifica dentro da empresa na forma de muitas ferramentas, podendo passar de 20 dependendo da empresa e do foco, além de emanar da visão cultural dos envolvidos, fazendo com que todos (incluindo os níveis estratégicos, táticos e operacionais da empresa) participem de forma ativa com base nesses pilares.

Os benefícios do Lean são consistentes e explicam o motivo de tantas empresas na indústria ainda buscarem sua aplicação mesmo após mais de 70 anos de seu desenvolvimento, segue abaixo alguns deles:

  • Redução de custos:

A eliminação de desperdícios em diversas etapas do processo, como excesso de produção, falhas e tempo ocioso, leva a uma redução significativa dos custos operacionais.

  • Aumento da produtividade:

A otimização dos processos e a eliminação de gargalos tornam as atividades mais eficientes e precisas, o que resulta em um aumento da produtividade.

  • Melhoria da qualidade:

O foco no valor para o cliente e na eliminação de desperdícios contribui para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços.

  • Maior satisfação do cliente:

Ao entregar produtos e serviços de alta qualidade e com valor percebido, a metodologia Lean contribui para a satisfação e fidelização do cliente.

  • Flexibilidade e agilidade:

O Lean permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças na demanda do cliente, tornando-as mais flexíveis e ágeis.

  • Cultura de melhoria contínua:

A busca pela perfeição e a eliminação de desperdícios incentivam a melhoria contínua em todos os níveis da organização.

  • Engajamento dos funcionários:

A metodologia Lean promove a colaboração e o envolvimento de todas as equipes, o que leva a um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

O Lean como forma de estratégia

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Catalão em 2021, que realizou um levantamento em 27 artigos para apresentar as maiores dificuldades ao implementar o Lean Manufacturing, apontou que as dificuldades mais citadas são: problemas na falta de monitoramento, controle e continuação do método, dificuldades culturais, problemas nas dificuldades no uso e controle das ferramentas do Lean, a falta de envolvimento e comprometimento, problemas organizacionais, falta de tempo, investimento e liderança e falta de treinamento. Isso mostra que o Lean necessita de tempo, investimento e envolvimento das pessoas.

Absorver o Lean nas perspectivas de resultados que guiam a empresa trazem a sinergia essencial para evoluir a metodologia à longo prazo. Destrinchar os indicadores estratégicos em nível tático e operacional, treinar e engajar as pessoas, investir em processos menos propensos a erros, cobrar e ser cobrado sobre os princípios Lean são práticas indispensáveis para o sucesso da implantação e manutenção.

O Lean manufacturing ainda é um diferencial estratégico muito atual vem sendo integrado às ferramentas modernas como o seis sigma, metodologias ágeis e indústria 4.0 nas empresas com maior maturidade prática para potencializar seus ganhos. Planejar, implementar, superar as dificuldades e aprimorar continuamente o sistema é essencial para as indústrias que querem ser competitivas num mercado em ascendência.

Para saber mais

SondEsp 91 - Manufatura enxuta - Portal da Indústria - CNI

Manual de Lean Manufacturing – Sistemas, ferramentas e modelos para melhoria contínua. – Autor Mateo Forja (2024).

Lean Manufacturing: um guia complete para a excelência operacional. – Autor: Robson Weszak.

ANÁLISE_DOS_PROBLEMAS_ENCONTRADOS_NA_IMPLEMENTAÇÃO_LEAN_MANUFACTURING_UMA_PESQUISA_BIBLIOGRÁFICA.pdf

O autor:

André Duarte é Engenheiro de Produção com mais de 10 anos de experiência em qualidade e processos, pós-graduado em Gestão de Projetos pela FGV.
Especialista em Lean Seis Sigma, liderou projetos de implementação e auditorias internas da norma ISO 9001 e ferramentas estatísticas aplicadas à melhoria contínua nos setores metalúrgicos, automotívos, químicos e de serviços.
Atua como consultor em gestão da qualidade e excelência operacional em diferentes setores industriais.